Poema de Juruá – Terezinha Quer Sambar, presente na nossa antologia poética Infâncias. Leia de Graça.
►► Seja publicado! Ajude a poesia a se manter viva.
https://apoia.se/tomaaiumpoema
_________________________________
Juruá – Terezinha Quer Sambar
Terezinha, menina marrom tamarindo, adora uma batucada. Ouve o estrondo do atabaque do outro lado do rio e se arrupia até os cabelos do cu. Vovó Olídia, beata de procissão e missa, branquinha feito parede caiada, diz que não pode, que é coisa feia, que deus não gosta. Deus pode não gostar mas Terezinha gosta e como gosta! Discorda de deus mas com todo respeito.
Mainha dorme cedo, vovó dorme cedo e Terezinha sente comichão, coceira no pé, formigamento nos dedos inquietos das mãos e o vento que gira em sua barriga deixa-lhe zonzinha zonzinha, bêbada de vontade de cair na macumba. Bem queria viver com vovó Tônha, mãe de santo preta igual terra preta e com um perfume gostoso de fumo-de-corda que solta dos cabelos. Escuta!
“(…) deu meia-noite o galo já cantou…Seu Tranca Rua que é dono da gira… Ô corre gira que Ogum mandou!”
Sente gelar o espinhaço quando escuta a gargalhada que invade a noite e a convida para dançar. Terezinha, danada, bota as véstia e as percata, se abonita e sai pela janela, preparada e arretada pronta para erguer a barra da saia, atravessar o rio e sambar co’s Exú tudo.
Ah, Terezinha! Do outro lado a menina marrom tamarindo escapa d’água com a perna cheia de sangue suga e corre a mascar fumo pra poder usar o sumo e arrancar as vampira do couro. Se alinha, respira e adentra num pé de ventania o barracão de vó Tônha bem a tempo de virar na pombagira, soltar os cabelos e dar aquela a gaitada que faz os compadre cantar:
“Oi abre a roda e deixa pombagira passar… Pois ela tem, ela tem peito de aço… Ela tem peito de aço e coração de sabiá”
Use #tomaaiumpoema
Siga @tomaaiumpoema
_________________________________
Poema: Terezinha Quer Sambar
Poeta: Juruá
_________________________________
ATENÇÃO
Somos um projeto social. Todo valor arrecadado é investido na literatura.
FAÇA UM PIX DE QUALQUER VALOR <3
tomaaiumpoema@gmail.com ou CNPJ 33.066.546/0001-02
Até mesmo um real ajuda a poesia a se manter viva!